sábado, 21 de novembro de 2009

Matemática

Tema da Aula: Visualização de quantidade, noções soma e seqüência.

Objetivo:
Construção do conceito de números fazendo ligação com sua grafia, integração do grupo com outros participantes que possam contribuir com sua apropriação de conceito numérico.

Meta: Comparações e Analise visual.

Título: Jogo do Prato.

Turma: 1º ano do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Prévios: Que saibam contar de 1 a 10 e tenham coordenação motora.

Materiais e Preparativos:
Uma bandeja de papel (ou tampa de caixa de camisa) contendo tampinhas ou botões, um prato de plástico para cada criança, um dado.

Descrição e Desenvolvimento da Atividade/aula:
A professora inicia a aula com um recolhimento de dados perguntando a idade de cada um dos alunos e esboçando o número na lousa; Em seguida solicita a eles que represente suas idades utilizando os dedos das mãos, percebendo que parte da turma reconhece a grafia mais não atêm como apropriação de valor quantitativo. Propõem-lhes o seguinte jogo:

Que as crianças se organizem em grupos de 4 participantes que no centro de cada mesa haverá uma tampa de sapato com muitas tampinhas e que é muito importante que ninguém tenha pressa de pegar primeiro pois, na verdade o ganhador será aquele que mais se concentrar nas jogadas. Seguem as regras:

Regras: Na sua vez cada criança rola o dado e retira da bandeja a quantidade de tampinhas indicadas pelo mesmo, colocando-as no prato. Faz-se isso até que as tampinhas da bandeja acabem. Ganha o jogo quem tiver em seu prato o maior número de tampinhas.

Variações:
1- Cada jogador começa com o mesmo número de tampinhas no prato e vai retirando e colocando na bandeja conforme o número que sai no dado. Ganha quem primeiro esvaziar o seu prato.
2- Á medida que as crianças forem avançando, este mesmo jogo pode ser feito usando dois dados e somando o valor dos pontos antes de retirar as tampinhas.

Conclusões e Comentários:
Quando as crianças manusearem os dados e tiver que transformar esses números em tampinhas, elas acabarão se apropriando do significado quantitativo e não somente da grafia.

Bibliografia:
FUNDAÇÃO AMAE /PARA EDUCAÇÃO E CULTURA

Apostila: Caderno AMAE 1matemática em construção 4ª EDIÇÃO nº1.19 á nº1.25

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