sábado, 21 de novembro de 2009

Matemática

Conteúdo: Contato e fixação dos algarismos, organização utilizando tabela (lousa), visualização e montagem da conta de adição, introdução dos sinais, neste caso do +, =, e ____ (total).

Metodologia: Jogo. Materiais, uma cadeira com as pernas viradas para o alto, um bambolê, 4 tarjas com os numerais (que poderão variar, a depender do conhecimento prévio do grupo) colocadas nos pés da cadeira, fita crepe para demarcar o ponto onde o aluno estará quando arremessar o bambolê com objetivo de encaixar em um ou mais pés da cadeira, cada numero da tarja corresponde aos pontos alcançados, estes serão anotados na lousa ao lado do nome do aluno para serem somados no outro momento da aula. A cadeira deve estar colocada no chão diante da lousa e os alunos sentados em semi-circulo de forma que possam visualizar as jogadas e a lousa, cada aluno terá direito de arremessar o bambolê 2 vezes(o mediador é quem determina a ordem dos participantes). Assim que todos os alunos participarem começará o segundo momento da aula, onde os pontos serão colocados na Vertical juntamente com o sinal da adição.

Objetivos: Aproveitamento do momento lúdico para aplicação da matemática, utilização da oralidade, quando o mediador questiona: Quantos pontos o colega fez? O grupo estará participando coletivamente. Grafar o algarismo na lousa é uma possibilidade para o reconhecimento e a fixação visual tanto dos algarismos, como dos sinais.
Variações: Este mesmo recurso poderá ser utilizado aumentando o numero de jogadas de cada aluno, poderá também ser usado nas demais contas mudando apenas o sinal.
Ex: Algarismos de 1 a 4 nas tarjas, deixar para colocar o resultado na Horizontal após a solução das continhas. Diego na 1ª jogada acertou dois pés da cadeira, logo: grafar os pontos (2 + 3)
ALUNO 1ª JOGADA 2ª
JOGADA RESULTADO
João 4 2 = 6
Diego 2 + 3 1 =
Maria 0 3 =
Ana 1 4 =
Pedro 3 2 =


João
4
+ 2
6


Diego
2
3
+ 1

Obs: A contagem a principio poderá ser feita utilizando o símbolo dos “palitos” llll + ll = llllll

Fonte: Maria Regina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário