sábado, 21 de novembro de 2009

Interdisciplinaridade

Tema: Saúde – O que é isso?

Turma: 4 a 6 anos

Capacidade de atendimento: Grupo com 35 crianças

Tempo de duração: 1 semestre - 16 semanas

Materiais para pesquisa:
Observação dos espaços, mídia impressa e eletrônica, entrevistas, sucata, alimentos, embalagens.

Recursos necessários:
Ônibus para transporte dos alunos ao Parque Zilda Natel, câmera fotográfica digital, gravador de voz digital (tipo mp3 ou mp4), filmadora digital, computador, revistas e livros, impressora, materiais de arte, utensílios de cozinha e ingredientes para o preparo de receitas.

Recursos humanos: Um professor e dois auxiliares.

Produto final:
1. Painel de fotos, desenhos e colagens de jogos e esportes.
2. Painel de receitas com fotos e desenhos.
3. Painel de embalagens de alimentos.
4. Produção de alimentos e lanche comunitário.
5. Maquete.
6. Exposição das produções
7. Gincana de jogos cooperativos.

Justificativa:
Crianças entre os 4 e 6 anos estão em um momento do desenvolvimento em que o movimento e a expressão de diferentes linguagens são espontâneos, o contato com diferentes contextos sociais está começando, e a autonomia e independência são pontos a serem constantemente trabalhados.

Ainda assim, nas escolas, a prática corrente tenta domar o movimento, valorizar apenas uma forma de linguagem e tornar os alunos obedientes.
Tentando proporcionar uma forma lúdica e interdisciplinar de conhecer o mundo e exercitar a autonomia, foi feita a elaboração do projeto, contemplando em seu tema, sub temas e etapas o estimulo para a formação do individuo íntegro, crítico e autônomo.

Objetivos gerais:

> Conceituais:
Conceito de Pesquisa, Conceito de Entrevista, Conceito de Saúde, Conceito de Higiene, Conceito de Equipamentos de proteção, Conceito de Tipos de esportes, Conceito de Jogos Cooperativos, Conceito de Maquete, Conceito de Espaços públicos, Conceito de Organização, Conceito de Classificações, Conceito de Noções de tamanho, Conceito de Senso estético, Conceito de Interação social, Conceito de Diversidade textual, Conceito de Identidade.

> Procedimentais:
Procedimentos de Pesquisa, Procedimentos de entrevista, Procedimentos de coleta e análise de dados, Procedimentos de uso de diferentes ferramentas de registro, Procedimentos de confecção de materiais a partir de recicláveis, Procedimentos de preparo de alimentos a partir de receita culinária, Procedimentos de fazer uma lista, Procedimentos de fazer etiqueta de identificação, Procedimentos de organizar um passeio, Procedimentos de organizar uma exposição.

> Atitudinais:
Desenvolver senso de grupo, de organização, de respeito aos colegas, ouvir a opinião do outro, dar sua opinião, ter cuidado com os materiais usados, respeitar a opinião da maioria, tomar decisões em grupo.

Objetivos específicos:
Conteúdos e áreas do conhecimento segundo RCN’ s

Volume 2 Formaçao Pessoal e Social
Identidade e Autonomia. Nome, Imagem, Independência e autonomia, Respeito à diversidade, Identidade de gênero, Interação, Jogos e brincadeiras, Cuidados pessoais.

Volume 3 Conhecimento de Mundo
Movimento. Expressividade, Equilíbrio e coordenação.
Artes visuais. Fazer artístico, Apreciação em artes visuais.
Linguagem oral e escrita. Falar e escutar, Praticas de leitura, Praticas de escrita.
Natureza e sociedade. Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, Os lugares e suas paisagens, Objetos e processos de transformação.
Matemática. Contagem, Grandezas e medidas, Espaço e forma.

Sequência provável:
A atividade deve ter início no começo do segundo semestre para que o grupo, alunos, pais e professores, já esteja bem integrado e adaptado à escola.
Todas as etapas devem ser registradas, individualmente pelo professor e com o professor e o grupo, com o máximo de detalhes.
Todas as atividades devem ser feitas em roda ou em pequenos grupos para incentivar a atenção e participação de todos.
Durante as etapas do projeto o gravador de voz será sorteado entre os alunos para que o levem para casa e tragam registros sobre os assuntos abordados.

1° Semana
Semana voltada a dinâmicas em grupo que promovam a integração e adaptação pós férias.

2° Semana
A classe deve ser decorada com imagens, objetos e materiais, para receber os alunos, de forma a dar pistas sobre o tema do projeto, instigando-lhes a curiosidade.
Dividir a sala em 4 grupos para que cada um construa e decore uma grande pasta ou caixa que será utilizada para guardar e organizar os registros e materiais produzidos durante o projeto.

Objetivos:
. Desenvolver a coordenação motora, noções de tamanho, senso estético, exploração e cuidado de materiais.
. Estimular o trabalho em grupo.

3° Semana
Contar para a classe o tema do projeto e perguntar o que eles imaginam que vão conhecer.
Durante a semana o tema (Saúde- o que é isso?) vai sendo discutido, ampliado e enriquecido com conversas na sala de aula e das crianças com suas famílias. As hipóteses devem ser registradas em um cartaz e a roda de conversa registrada em vídeo.

Objetivos:
. Desenvolver a interação social e uso da oralidade entre o grupo e seus familiares.
. Contato com texto escrito.

4°Semana
Conversar sobre o passeio e discutir sobre o que elas esperam encontrar e o que acham importante planejar, como: aviso aos pais, levar comidas, roupas, brinquedos, primeiros socorros, materiais para registro, identificação para pertences pessoais.
Anotar em um cartaz os pontos levantados.
O professor deve direcionar a análise para os pontos que não forem espontaneamente abordados pelo grupo no correr da semana.

Objetivos:
. Desenvolver a participação no planejamento do projeto e na tomada de decisões.
. Estimular momentos de uso da oralidade e o contato com textos escritos de diferentes gêneros.

5°Semana
Dias 1 e 2 - Relembrar com o grupo a conversa anterior, resgatando o cartaz produzido.
Ressaltar aquilo que devem levar de casa, como roupa, mochila, lancheira, etc.
Produzir com os alunos um bilhete explicativo para os pais contendo pedido de autorização para o passeio e o envio dos itens necessários.
A elaboração do bilhete será feita com o grupo e produzida pelo professor escriba em um cartaz que servirá como o modelo daquele que será enviado aos pais.
Questionar o grupo a importância da organização do passeio e os motivos de etiquetar seus pertences pessoais.
Em um cartaz, pontuar o que se deve escrever em uma etiqueta de identificação e o melhor lugar para colocá-la.
A produção das etiquetas será feita pelo professor escriba.

Objetivos:
. Exercício da linguagem oral e contato com diferentes gêneros de texto escritos.
. Valorização da própria identidade.
. Senso de organização e valorização dos pertences pessoais e coletivos.

Dia 3 - O passeio.
. Preparo para sair.
. Uma hora antes da saída para o parque reunir as crianças na classe.
. Os cartazes produzidos até esta etapa devem estar expostos.
. Relembrar com eles os melhores lugares para se colocar as etiquetas e pedir que identifiquem a si e a seus pertences individuais.
. Pedir que se dividam em grupos de 4 integrantes.
. Já na formação dos grupos as crianças devem ir ao banheiro para urinar e lavar as mãos.
. À medida que os grupos voltem do banheiro devem pegar seus pertences na sala e ir para o ônibus.
. Estando todos no ônibus os alunos devem ser informados do roteiro da visita. 1observações e registros, 2 lanche, 3 brincadeira.
Cada professor orientará até 3 grupos.

O passeio
Chegando ao parque.
As crianças devem sair do ônibus na formação dos grupos.
Toda a turma junta fará um reconhecimento do espaço e depois se dividirá entre os espaços e o numero de adultos, ou seja, cada adulto ficará utilizando um espaço com os grupos que estão sob seu cuidado.
Em cada um dos 3 grupos haverá uma ferramenta de registro, sendo um gravador de voz, uma filmadora e uma câmera fotográfica que devem ser revezados pelos 3 grupos e seus subgrupos para que possam ser experimentados por todos.
O primeiro momento será para os registros e observações.
Num segundo momento, em esquema de rodízio, os professores devem levar seus grupos para lanchar e utilizar os banheiros.
O terceiro momento será de brincadeira, os professores ficarão responsáveis cada um por uma parte do parque e as crianças poderão sair da formação dos grupos e brincar livremente.

O passeio.
Preparo para a volta.
Sentados em roda devem conversar e acrescentar registros que achem importantes.
As crianças devem ser orientadas a ir ao banheiro, lavar as mãos e beber água.
Devem entrar no ônibus na formação dos grupos com os professores responsáveis e conferir seus pertences.

Objetivos:
. Explorar ambientes diversos.
. Propiciar o contato e experimentação com diferentes ferramentas de registro.
. Desenvolver senso de organização e trabalho em grupo.
. Princípios de responsabilidade.

Dia 4 - Falar sobre o passeio e as coisas disponíveis no espaço.
Ver os registros feitos e analisá-los. As atitudes e comportamentos, a sensação de correr e brincar, de ter água fresca e comida saudável.
Perguntar se eles acham que faz bem e por que.
Registrar em cartaz as hipóteses.

Dia 5 - Exposição das produções e roda de conversa sobre tudo visto até esta etapa, registrar em vídeo.

Objetivos:
. Observação das diversas formas de representação de um mesmo local analisando os registros de imagens, textos e gravações de áudio.
. Trabalhar os sentimentos e sensações e estimular a relação com a natureza e a saúde.
. Contato com diferentes gêneros da língua oral.

6°Semana – MOVIMENTO - Esportes e Jogos
Questionar o grupo sobre a função do esporte e movimento na saúde.
Planejar em conjunto uma pesquisa e entrevistas sobre esportes e jogos cooperativos dando alguns exemplos.

Escolher com o grupo quais materiais usar e quem entrevistar.
Durante a semana os alunos vão pesquisando em casa com seus familiares ou pessoas próximas e na escola com os materiais disponibilizados pelo professor: quais os esportes preferidos; quais jogos eles mais gostam; etc.

À medida que os jogos e brincadeiras forem sendo citados devem se selecionados e experimentados pela turma
No final da semana a turma fará união e análise dos dados e registro das conclusões.
O registro deve ser feito em um cartaz escrito pelo professor e ilustrado pelos alunos com imagens de recorte, fotos e desenhos de diferentes tipos de esportes e jogos.
Os jogos cooperativos devem ser separados para a gincana.

Objetivos:
Aprender a pesquisar usando diversas fontes.
Exercitar a oralidade Incentivando a participação para manifestarem suas opiniões sobre o local visitado e suas relações de convívio social.
Contato com a linguagem oral e escrita em diferentes gêneros.
Estímulo da coordenação motora fina com tesouras, cola, papel, etc.
Estimulo da percepção corporal através dos jogos e brincadeiras.

7°Semana. – Proteção e cuidados
Apresentar fotos de esportistas se machucando.
Questionar a importância dos cuidados com a saúde na prática de esportes.
Planejar em conjunto uma pesquisa sobre horários apropriados para a prática de esportes e equipamentos de proteção.
Durante a semana os alunos farão produção de relógios, capacetes, tornozeleiras, munhequeiras e outros, com papel marche, materiais reciclados e elásticos grossos.
As produções ficarão expostas na sala.

Objetivos:
. Pesquisar usando diversas fontes.
. Exercitar a oralidade participando para manifestar opiniões, conhecimentos e descobertas.
. Contato com a linguagem oral e escrita em diferentes gêneros.
. Estímulo da coordenação motora fina com tesouras, cola, papel, etc.
. Contato com diferentes formas e texturas, estímulo da criatividade, trabalho em equipe e individual.
. Exploração do corpo e das habilidades motoras e perceptivas.
. Contato com números e noções de tempo.

8°Semana– Alimentação
Questionar a importância da alimentação na saúde.
Planejar e fazer uma visita a feira para conhecer e diferenciar os vários tipos de alimentos em natura.
Escolher com o grupo quais alimentos levar para preparação de uma “salada de frutas”.
Separar a classe em dois grupos e preparar a salada de frutas.
Durante a semana os alunos vão pesquisando em casa com seus familiares e pessoas próximas receitas de sanduíches saudáveis.
No final da semana a turma fará união dos dados e registro das conclusões.
O registro pode ser feito em um cartaz escrito pelo professor e ilustrado com as receitas trazidas e imagens de comidas recortadas de revistas e jornais, além de imagens de alimentos in natura e preparados.
As receitas devem ser guardadas para a aula de culinária.

Objetivos:
. Contato com o mundo social.
. Estímulo dos sentidos, através das cores, odores e sabores dos diferentes alimentos.
. Expressão de opiniões e discussão sobre os diferentes gostos estimulando o respeito às diferenças.
. Contato com linguagem oral e escrita.
. Contato com diferentes formas, pesos e preços.
. Estimulo da coordenação motora.

9°Semana – Tudo que se come é saudável?
Questionar se todo alimento faz bem.
Planejar a pesquisa sobre alimentos que não fazem bem.
Durante a semana os alunos vão trazer embalagens de alimentos diversos para fazer comparações – sobre o que é gostoso e o que é saudável.
No final da semana a turma deve fazer a união e análise dos dados e registro das conclusões.
O registro deve ser feito em um cartaz com as colagens das embalagens e o texto feito pelo professor escriba.

Objetivos:
. Aprender a pesquisar diferentes fontes.
. Exercitar a oralidade confrontando e formulando conclusões em grupo e individualmente. Estimular a comparação dos diferentes tipos de alimentos.
. Contato com a linguagem oral e escrita em diferentes gêneros.
. Contato com representações numéricas.

10°semana. Questionar sobre a importância da higiene: pessoal; dos alimentos e dos locais, na saúde das pessoas.
Durante a semana os alunos vão pesquisando em casa com seus familiares e pessoas próximas e na escola com os materiais disponibilizados pelo professor.
Durante a semana pesquisar com os alunos quais as profissões das pessoas que convivem na sua casa e ver a possibilidade de trazer algum dos familiares para falar como é o cuidado com higiene no seu trabalho ou em casa (pode ser dona de casa, inclusive)
No final da semana a turma fará união e análise dos dados e registro das conclusões.
O registro deve ser feito através de desenhos elaborados pelos alunos quanto ao entendimento do tema tratado.

Objetivos:
. Estimular o cuidado com o corpo, com o meio ambiente e com a comunidade.
. Conhecimento de diferentes modos de ser e dos papéis sociais dos entrevistados.
. Contato com linguagem oral e escrita.
. Estimular a coordenação motora.

11°Semana
Unir todo o material produzido até esta etapa e conversar sobre o que aprenderam. A partir do que sabem sobre alimentos pedir que escolham entre as receitas pesquisadas quatro para serem feitas na aula de culinária.
Preparar com o grupo uma lista com os ingredientes necessários para fazer as receitas.
Pedir ajuda do pessoal da cozinha e auxiliares nesta etapa.
Dividir a classe em 4 grupos e cada grupo receberá os ingredientes para fazer uma receita de sanduíche.
O professor devera circular pelos grupos auxiliando quando necessário.
Registrar em vídeo.

Objetivos:
. Estimular a quantificação, peso e medidas.
. Estimular os sentidos com texturas, cores e sabores.
. Contato com textos escritos de diferentes gêneros.
. Estimular a organização e o trabalho em grupo.

12°Semana
Questionar a classe como seria um espaço de lazer que eles pudessem inventar e confrontar estas idéias com os conhecimentos levantados até esta etapa. O registro das idéias pode ser feito em um cartaz escrito pelo professor.
Pedir que os alunos desenhem, individualmente, um parque.
Expor todos os desenhos e propor que eles pensem em um parque que possa agradar a todos para a construção de uma maquete feita por toda a classe.

Objetivos:
. Solidificar os conhecimentos adquiridos até esta etapa.
. Estimular a coordenação motora.
. Estimular a criatividade, senso estético e espacial.

13°Semana
Listar com a classe os pontos que eles consideram importantes para ter no parque comunitário. Registrar em um cartaz.
Pedir que escolham entre todos os itens sugeridos os que consideram mais importantes.
Pedir que, com blocos de montar, tentem fazer uma experimentação da divisão dos espaços planejados para o parque usando como base (terreno) uma cartolina.
A partir da observação da construção começar a esboçar um desenho do projeto maquete.
Registra o processo, a construção e o desenho em fotos.
Definir o desenho da maquete e pedir que (quem puder ou tiver) traga materiais recicláveis para a construção da maquete na próxima semana.

Objetivos:
. Exercitar a oralidade por meio do debate e argumentação.
. Estimular o cuidado com meio ambiente e a reciclagem.
. Estimular a noção espacial, tridimensional.
. Desenvolver coordenação motora e senso estético.

14°Semana
A turma deve unir todo o material trazido e produzir a maquete.

Objetivos:
. Estimular o trabalho e organização do grupo.
. Proporcionar o contato, experimentação e transformação de diversos materiais.
. Cuidado com material.
. Desenvolver a coordenação motora.

15° Semana
A turma deve analisar todo o material produzido e selecionar os que serão expostos.
Planejar e executar a preparação da escola para a exposição.


Sábado
Café da manhã para a família com comidas saudáveis e exposição das produções.

Objetivos:
. Estimular a análise dos resultados, e seleção de materiais.
. Propiciar interação entre as famílias, alunos e docentes.
. Organização e distribuição dos espaços.

16°Semana
Falar sobre a gincana e, a partir do que sabem sobre jogos cooperativos e esportes, pedir que escolham entre os pesquisados 4 para serem jogados.
Preparar com a turma medalhas de material de arte para todos os alunos.
A gincana deve acontecer no correr da semana e no final como despedida do ano letivo todos devem ser premiados entregando as medalhas uns aos outro.

Objetivos:
. Solidificar os conhecimentos adquiridos.
. Estimular o relacionamento, interação e integração de forma livre e espontânea.
. Utilização, transformação e cuidado de diferentes materiais.

Avaliação:
Durante todo o segundo bimestre de 2009 fizemos um exercício na construção deste projeto tentando pensar a educação de forma interdisciplinar.
Tentamos romper barreiras olhando o conhecimento de forma global e pensando no ensino de forma global.
Chegando ao fim ficamos com a sensação de que o dever não foi totalmente cumprido.
Quando começamos a pensar o projeto tínhamos uma ideia e direção mas com o correr de nossa reuniões inúmeras possibilidades foram levantadas e o rumo mudou, quanto mais pensávamos mais possibilidades surgiam e mesmo com tudo concluído ainda acreditamos que muito poderia ser acrescentado.
Este foi um trabalho que nos fez romper conceitos e que consolida o conjunto de conhecimentos que fomos construindo no correr do semestre.

Fonte: Carolina Vanzoli
Bibliografia:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC SEF, 1998
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